terça-feira, 19 de setembro de 2017

ESCOLA RENATO PRADI RECEBE MOSTRA SESC “PRISMA DO SOM”


A partir de uma iniciativa do Projeto Sesc Ciência com diálogos com o campo da Educação Musical do Departamento Nacional, as Salas de Ciências do Sesc em Santa Catarina foram contempladas com uma nova Mostra, intitulada “Mostra Sesc Prismas do Som”, que possui um acervo com estações compactas e didáticas que permitem a experimentação sonora e a demonstração de conceitos, visando a educação referente às sonoridades de maneira simples e atraentes ao público. 

A EMEB Renato Pradi está recebendo a Mostra Sesc “Prismas do Som”. Com monitores capacitados para monitorar as visitas de alunos e professores da Pré-Escola ao 9º ano, no auditório da escola, no período de 18 a 22 de setembro, e a interatividade do acervo ficou evidente. Houve envolvimento do público ao logo de todo o circuito entre as estações da Mostra. 

Trata-se de um acervo curioso e cativante onde todas as idades tem vez. Nela, é possível observar e experimentar um acervo de estações didáticas. Elas permitem a experimentação sonora e demonstração de conceitos de forma mais atraente para os visitantes. O acervo foi pensado e desenvolvido entendendo que Arte e Ciência se complementam através da ações interdisciplinares entre som, música, educação musical e divulgação científica. 


A mostra trás um material com as características da interatividade, simplicidade construcional, fazendo conexão com diversos conteúdos escolares.
Busca estimular a curiosidade de jovens para questões relacionadas ao som, em contextos musicais, comunicacionais, ambientais ou biológicos corporais., servindo como ferramenta educacional para o entendimento da natureza do som, de princípios acústicos, da percepção auditiva, da presença do som no meio ambiente, do funcionamento dos instrumentos musicais, da relação entre corpo e som. Por isso, as visitações são dinâmicas e todos podem manusear o acervo e compreender de forma simples alguns conceitos da física relacionados ao som.


(Texto: Mari Camara – Coordenadora Pedagógica, informações materiais de divulgação Sesc)

Nenhum comentário: