segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ALUNOS DO 1º ANO APRENDENDO COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA



As turmas do 1ºano da Professora Morgana Rozza Tasca realizaram uma atividade investigativa com o tema: solo, água, ar e plantas. Investigar significa procurar algo, descobrir o que ainda não sabe. Sabendo que, criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem e implica em mobilizá-los para a solução de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer. 


Para compreender sobre a importância da preservação e cuidados com o ambiente em que vivemos, os alunos realizaram a atividade investigativa de plantar mudas de tomate cereja em potes de vidro. O primeiro pote tinha apenas água, o segundo somente ar e o terceiro somente terra. Primeiramente os alunos deram suas hipóteses sobre a experiência, falaram sobre o que acham que vai acontecer. E a cada dia observavam para ver como estavam as mudinhas. Não demoraram a perceber que as mudinhas estavam morrendo e logo falaram: - Elas precisam de tudo junto para crescer! Queriam dizer que precisa ter água, ar e terra junto num pote. Então foi o que fizemos: uma nova experiência.




Um pote de vidro grande com terra, água, ar e muda de tomate cereja foi organizado pela turma. E observado todos os dias para ver o crescimento da muda, podendo observar as partes da planta, como se alimenta e como cuidar das plantas.
 
(Texto: Professora Morgana Rozza Tasca, edição Coordenadora Pedagógica Mari Camara)

 
 

Nenhum comentário: