As turmas do 1ºano da
Professora Morgana Rozza Tasca realizaram uma atividade investigativa com o tema:
solo, água, ar e plantas. Investigar significa procurar algo,
descobrir o que ainda não sabe. Sabendo que, criar atividades
investigativas para a construção de conceitos é uma forma de
oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem e
implica em mobilizá-los para a solução de um problema e a partir
dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interação
entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer.
Para compreender sobre a
importância da preservação e cuidados com o ambiente em que
vivemos, os alunos realizaram a atividade investigativa de plantar
mudas de tomate cereja em potes de vidro. O primeiro pote tinha
apenas água, o segundo somente ar e o terceiro somente terra.
Primeiramente os alunos deram suas hipóteses sobre a experiência,
falaram sobre o que acham que vai acontecer. E a cada dia observavam
para ver como estavam as mudinhas. Não demoraram a perceber que as
mudinhas estavam morrendo e logo falaram: - Elas precisam de tudo
junto para crescer! Queriam dizer que precisa ter água, ar e terra
junto num pote. Então foi o que fizemos: uma nova experiência.
Um pote de vidro grande
com terra, água, ar e muda de tomate cereja foi organizado pela
turma. E observado todos os dias para ver o crescimento da muda,
podendo observar as partes da planta, como se alimenta e como cuidar
das plantas.
(Texto: Professora
Morgana Rozza Tasca, edição Coordenadora Pedagógica Mari Camara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário