quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CAFÉ LITERÁRIO



As professoras de Língua Portuguesa Leuzicleia Duarte, Lucimar Maria Rita e Carla Carolina da Rocha Ribeiro em parceria com as professoras de Língua Inglesa Shirley Batista Ramos e Vera Regina Senff promovem na próxima sexta-feira(29) o evento “Café Literário”.
No cardápio do Café Literário haverá apresentação de contos, crônicas, teatro e poesias de vários escritores. É um encontro de alunos, professores e funcionários que irão apresentar obras de escritores de renome da literatura brasileira e estrangeira. As turmas envolvidas são; matutino: 7º01, 7º02, 8º01 e 9º 01, no vespertino: 7º03, 7º04, 8º02 e 8º03.  

SAUDANDO A PRIMAVERA



As turmas de Pré II das professoras Silene Maria Poltronieri e Sônia Sueli Silva Bertoli matutino e vespertino elaboraram um projeto para saudar a chegada da primavera. Com a proximidade do dia da árvore e a chegada da primavera, o objetivo é sensibilizar as crianças para os benefícios das árvores e das plantas no dia a dia de todos os seres vivos, promovendo o cuidado com o meio ambiente e saudando a chegada da primavera.
Visando ainda, conscientizar as crianças com relação aos cuidados com o meio ambiente e com os espaços da nossa escola, foram feito visitas a campo, para observar as árvores que floriram no jardim de nossa escola, pesquisado no ATE os nomes das árvores para identificá-las e na sequencia foram pintadas e organizada uma exposição no espaço da educação infantil. Parabenizamos professoras e alunos pela belíssima iniciativa.
 
Árvores da nossa escola pintadas pelos alunos.
 (Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

VIAGEM DE ESTUDO - 5º ANO - FLORIANÓPOLIS


Com objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos dos 5ºanos encontram-se no dia de hoje(22) em viagem de estudo à Florianópolis para conhecer alguns pontos turísticos da capital do nosso Estado. Acompanham estes alunos as professoras Vandileia e Juliana, a secretária Edwirges e a agente de limpeza Léia. Saíram da escola às 5h45min, com retorno aproximado às 19h45min.
Florianópolis é uma cidade que impressiona em todos os sentidos, reunindo em um pequeno espaço de 675.409 km² diferentes paisagens e uma inesgotável lista de atrações. Florianópolis possui uma diversidade de belezas naturais, que envolve montanhas, mata atlântica, baías, enseadas, praias, lagoas, dunas, manguezais e restingas.

Com cerca de 461.524 mil habitantes, número divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em consideração dados de julho de 2014, a cidade começa na região continental e se estende pela imensa Ilha de Santa Catarina, que tem cerca de 60 km de extensão no sentido norte-sul. Visitando os museus da Ilha é possível resgatar a memória da cidade, os costumes, e a história do povo catarinense. No passeio pelo centro histórico da cidade pode-se observar em algumas construções a herança arquitetônica dos colonizadores que continua presente.
Roteiro:
  • Praça XV de Novembro (figueira centenária);
  • Palácio Cruz e Souza;
  • Catedral Metropolitana;
  • Museu Victor Meirelles;
  • Mercado Público;
  • Alfândega Marítima;
  • Praça dos 3 poderes (visita externa Assembleia;
  • Fórum e Tribunal de Justiça;

  • Ponte Hercílio Luz;
  • Forte Sant´Ana;
  • Restaurante “Pedra do Careca” na Praia da Joaquina;
  • Lagoa da Conceição;
  • Praia da Joaquina e Dunas
  • Mirante;
  • Projeto Tamar.

    As demais fotos da viagem de estudo serão publicadas posteriormente, neste mesmo espaço.

    (Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

FITAS DE GINÁSTICA RÍTMICA ENCANTAM ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Turma de 1ºano
A professora Jussara Petters da Silva utilizou de fitas de ginástica rítmica adquiridas pela escola com as turmas de 1º e 2º anos durante as aulas de Educação Física. Visando diversificar e desenvolver a expressão corporal e o ritmo de uma forma lúdica, ampliando as possibilidades de movimentos nas aulas de Educação Física. As mesmas foram oferecidas aos alunos em conjunto com a música e fizeram o maior sucesso. 
 
Turma de Pré II
Já com a Pré-Escola, foi proporcionado o contato com as fitas de ginástica rítmica com materiais alternativos, onde, as mesmas foram feitas de papel crepom, proporcionar aos alunos as mais variadas possibilidade de construção e desenvolvimento das habilidades motoras finas.

Turma de 1ºano

A prática da ginástica rítmica para os pequenos ajuda a:
- Estimular a coordenação.
- Favorecer a flexibilidade e a força muscular.
- Corrigir más posturas.
- Aumentar a confiança em si mesma e gerar um sentimento de segurança.
- Promover o equilíbrio.
- Promover a concentração.
- Ensinar a importância do trabalho em equipe, o companheirismo e o respeito pelos outros. 
- Desenvolver o sentido da harmonia e da estética.

Um pouco da história da Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras especificas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da Ginástica Artística, misturando-os com música. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos.
Em 1961, alguns países do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte. A partir de 1963 começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG. A maior parte dos aparelhos utilizados atualmente foram introduzidos nesta competição, com a exceção da fita e das maças.

Em 1984, a GRD foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano. No entanto, as melhores ginastas do mundo, provenientes dos países do Leste Europeu, não participaram da competição devido ao boicote liderado pela ex-União Soviética.

Brasil na Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação. Esta professora formou a primeira equipe competitiva de GR chamado Grupo Unido de Ginastas (GUG), alcançando grande sucesso devido a experiência e participação ativa da Prof. Ilona Peuker na ginástica internacional.
A criação da Confederação Brasileira de Ginástica ocorreu no ano de 1978, a partir daí esta modalidade começou a evoluir devido ao apoio recebido, resultando na classificação de ginastas para disputarem Jogos Olímpicos.

                                                                  (Texto: Coordenadora Pedagógica Mari Camara)

terça-feira, 19 de setembro de 2017

ESCOLA RENATO PRADI RECEBE MOSTRA SESC “PRISMA DO SOM”


A partir de uma iniciativa do Projeto Sesc Ciência com diálogos com o campo da Educação Musical do Departamento Nacional, as Salas de Ciências do Sesc em Santa Catarina foram contempladas com uma nova Mostra, intitulada “Mostra Sesc Prismas do Som”, que possui um acervo com estações compactas e didáticas que permitem a experimentação sonora e a demonstração de conceitos, visando a educação referente às sonoridades de maneira simples e atraentes ao público. 

A EMEB Renato Pradi está recebendo a Mostra Sesc “Prismas do Som”. Com monitores capacitados para monitorar as visitas de alunos e professores da Pré-Escola ao 9º ano, no auditório da escola, no período de 18 a 22 de setembro, e a interatividade do acervo ficou evidente. Houve envolvimento do público ao logo de todo o circuito entre as estações da Mostra. 

Trata-se de um acervo curioso e cativante onde todas as idades tem vez. Nela, é possível observar e experimentar um acervo de estações didáticas. Elas permitem a experimentação sonora e demonstração de conceitos de forma mais atraente para os visitantes. O acervo foi pensado e desenvolvido entendendo que Arte e Ciência se complementam através da ações interdisciplinares entre som, música, educação musical e divulgação científica. 


A mostra trás um material com as características da interatividade, simplicidade construcional, fazendo conexão com diversos conteúdos escolares.
Busca estimular a curiosidade de jovens para questões relacionadas ao som, em contextos musicais, comunicacionais, ambientais ou biológicos corporais., servindo como ferramenta educacional para o entendimento da natureza do som, de princípios acústicos, da percepção auditiva, da presença do som no meio ambiente, do funcionamento dos instrumentos musicais, da relação entre corpo e som. Por isso, as visitações são dinâmicas e todos podem manusear o acervo e compreender de forma simples alguns conceitos da física relacionados ao som.


(Texto: Mari Camara – Coordenadora Pedagógica, informações materiais de divulgação Sesc)

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DE RECONTAR HISTÓRIAS


Hoje(14), as turmas de 1º ano da Professora Morgana Rozza Tasca socializaram com as turmas da Pré-Escola uma das ações do projeto de leitura “Recontar Histórias”. A professora contou com a parceria das famílias dos alunos, onde, ao longo das últimas semanas construíram com seus filhos o personagem principal de uma história infantil para que no dia de hoje as crianças recontassem a história.

Faz parte do projeto de incentivo a leitura o " recontar histórias " para os amigos da turma ou de outras turmas. Acreditando que através do incentivo e do acesso aos livros pelo manuseio, leitura ou contação de histórias a habilidade discursiva/oral se amplia. Recontar ou reconstruir uma história, desperta na criança a imaginação, aperfeiçoa a inteligência e aprimora a sensibilidade para a leitura.

É fundamentado em Piaget e Vygotsky que Zorzi (2002) acredita na importância social da linguagem, visto que as crianças estão expostas à linguagem de forma a compreenderem e interagir com o mundo”.


Uma das formas que irá privilegiar o desenvolvimento da oralidade parte da escuta de histórias, em que a linguagem escrita e oral encontram-se entrelaçadas, encaminhando-se para a reconstrução da história lida – recontar histórias, prática que acolhe as contribuições de experiências e conhecimentos das crianças, as quais em sua fala carregam seus modos próprios e particulares de pensar, formando elos de troca e ajuda mútua. 
 Parabenizamos a professora Morgana, grande incentivadora de seus alunos pelo gosto da leitura. Trabalho desenvolvido e aprimorado a cada ano. Nosso muito obrigado aos pais, que não mediram esforços para ajudar seus filhos na construção dos personagens. Parabéns também aos alunos que se empenharam e neste dia podemos ouvir lindas histórias contadas por eles.
                                        (Texto: Professora Morgana Rozza Tasca e Coordenadora Pedagógica Mari Camara)
 

CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA FAZEM INTERAÇÃO COM GRUPO DA TERCEIRA IDADE


As turmas de Pré II, vespertino das professoras Silene Poltronieri e Sônia Bertoli estiveram na tarde de ontem(13) no encontro do Grupo da Terceira Idade “Clube de Idosos Padre Donato Wiemes”, o mesmo, existe a 25 anos. O convite foi feito por uma das 10 voluntárias que dão suporte ao Clube de Idosos, na pessoa da Sra. Onélia Neumann. Onélia já trabalhou na escola como Orientadora Educacional e é voluntária do Grupo da Terceira Idade.


O grupo da Terceira Idade, reúne-se nas quartas-feira, a partir das 14h na comunidade São Luís Gonzaga. Para a tarde de ontem uma dinâmica para interação entre os alunos e os idosos encantou a todos, utilizando das mesmas músicas que é feito a acolhida na chegada das crianças na sala de aula “Dê-me cá sua mão” e Como vai você?”. Na sequencia aproveitamos a oportunidade para cantar para os idosos, as músicas de festa junina trabalhadas durante o projeto no mês de junho, “Ciranda de São João” e “Cocadinha”, outras duas músicas cantadas foram do projeto folclore, recentemente trabalhadas no mês de agosto, “Saci” e “Peraltices do Saci”. E para finalizar neste mês de setembro é a vez de trabalhar poesias com as crianças, projeto recém iniciado, mas que muitas crianças “atreveram-se” apresentar a poesia para os idosos.
É sabido, que na Terceira Idade, estar feliz com a vida, não estressado e não deprimido contribui para a longevidade e melhor saúde, ainda, que a interação e o convívio dos idosos com crianças são muito importantes para a saúde mental, psicológica e física. Sendo assim, o convívio com as pessoas e a interação com crianças e jovens é um santo remédio contra doenças para os idosos. Podemos dizer que foi gratificante passar junto com o Grupo da Terceira Idade algumas horinhas, agradecemos o convite, as crianças amaram. Foi uma experiência maravilhosa!

                                                                                           (Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)



segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A 2ª FASE DE PROVAS DA OBMEP 2017 ESTÁ CHEGANDO!


Queremos lembrá-los de algumas coisas importantes.

- A lista de alunos classificados da EMEB Renato Pradi já foi divulgada à todos os alunos, acesse: http://escolarenatopradi.blogspot.com.br/2017/06/emeb-renato-pradi-divulga-classificados.html

- Os alunos classificados e seus responsáveis deverão dirigir-se à EMEB Ana Töwe Nagel, Rua Marcos Emilio Verbinen, 320 - Bairro: Água Verde - CEP: 89854-640, onde acontecerão as provas neste sábado, dia 16 de setembro, às 14:30, horário de Brasília. Deverão apresentar-se com meio hora de antecedência.

Desejamos à todos os alunos classificados que seja uma experiência muito positiva!

 
Abaixo, selecionamos algumas perguntas e dúvidas frequentes sobre a 2ª Fase. 

1. Os alunos precisam ir de uniforme?
Não. Mas devem se vestir de maneira adequada. Não pode roupa de banho, ou usar boné.

2. É obrigatória a apresentação do cartão informativo?
Não. Mas o aluno tem que apresentar um documento original de identificação com foto. Caso o aluno não possua RG, aceitamos a carteirinha da escola com foto.

3. Qual o tempo de duração das provas?
A prova da 2ª Fase dura 3 horas para todos os níveis. Os alunos que fazem a prova em braille, a prova ampliada ou que precisem de acompanhante têm até 4 horas de prova.

4. Quantas questões formam a prova?
6(seis) questões.

5. É necessário apresentar os cálculos?
Sim! As questões são dissertativas e os alunos devem explicar e exibir os cálculos, bem como o raciocínio empregado.

6. Os alunos precisam de papel para rascunho?
Não. Existe espaço suficiente para fazer os cálculos na própria prova.

7. Os alunos podem fazer a prova a lápis?
Sim, desde que seja legível e preto. Também pode ser feita à caneta esferográfica azul ou preta.

8. Os alunos podem usar régua, compasso ou qualquer outro instrumento de desenho?
Não. É proibido. Apenas os alunos deficientes visuais (cegos) podem fazer uso do sorobã (ábaco adaptado)

9. Os alunos podem usar o celular ou outros aparelhos eletrônicos ou de comunicação?
Não. Antes de entrar na sala de provas os alunos devem desligar os aparelhos e guardá-los embaixo da carteira (ou, de acordo com a instrução do fiscal). A utilização de qualquer aparelho de comunicação durante o período de provas pode resultar na desclassificação do(a) aluno(a).

10. Os alunos podem levar lanche?
Podem, desde que seja um lanche que não venha a atrapalhar os demais alunos (cheiros fortes).

11. O que vai cair na prova de sábado?
Verifique as provas anteriores da OBMEP no site da OBMEP. Os Bancos de Questões são também uma boa fonte de estudo.

ALUNOS DO 1º ANO APRENDENDO COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA



As turmas do 1ºano da Professora Morgana Rozza Tasca realizaram uma atividade investigativa com o tema: solo, água, ar e plantas. Investigar significa procurar algo, descobrir o que ainda não sabe. Sabendo que, criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem e implica em mobilizá-los para a solução de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer. 


Para compreender sobre a importância da preservação e cuidados com o ambiente em que vivemos, os alunos realizaram a atividade investigativa de plantar mudas de tomate cereja em potes de vidro. O primeiro pote tinha apenas água, o segundo somente ar e o terceiro somente terra. Primeiramente os alunos deram suas hipóteses sobre a experiência, falaram sobre o que acham que vai acontecer. E a cada dia observavam para ver como estavam as mudinhas. Não demoraram a perceber que as mudinhas estavam morrendo e logo falaram: - Elas precisam de tudo junto para crescer! Queriam dizer que precisa ter água, ar e terra junto num pote. Então foi o que fizemos: uma nova experiência.




Um pote de vidro grande com terra, água, ar e muda de tomate cereja foi organizado pela turma. E observado todos os dias para ver o crescimento da muda, podendo observar as partes da planta, como se alimenta e como cuidar das plantas.
 
(Texto: Professora Morgana Rozza Tasca, edição Coordenadora Pedagógica Mari Camara)

 
 

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SEMANA DA PÁTRIA


Durante a Semana da Pátria, todos os dias os alunos da Pré-Escola ao 9º ano cantaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. As bandeiras do Brasil, do Estado, do Município e da Escola foram hasteadas as 7ħ45min da manhã e arriadas as 16h40min da tarde, no pátio da escola. 
Introduzir o tema no repertório dos alunos, formar o conceito de pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar a atitude de respeito aos símbolos do Brasil e estimular o reconhecimento da bandeira como símbolo da pátria, foram alguns dos objetivos de aprendizagem trabalhado pelos professores com os alunos.
A Lei Nº 12.031, de 21 de setembro de 2009, determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental, mas na semana da pátria a execução é diária.
O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. Está associada à proclamação feita, em 1822, pelo príncipe D. Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laços coloniais e políticos com Portugal.

(Texto: Mari Camara, Coordenadora Pedagógica)

 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

APRESENTANDO A MODALIDADE DE KARATÊ AOS ALUNOS


Na última semana as turmas 303, 304 e 403, tiveram a oportunidade de conhecer a modalidade de Karatê, durante a aula de Educação Física. A convite da professora Djeniffer Dombrowicz Vasques, Alex de Carvalho de Araújo, que é aluno do 8º ano da escola e faixa preta 1º Dan da modalidade, fez uma breve apresentação falando sobre o histórico, demonstrando movimentos e realizando experimentações de técnicas com as crianças.
 
A modalidade de karatê, além de apresentar grande repertório motor e dos seus benefícios para o corpo pode ser uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física por ajudar a desenvolver paciência, respeito, disciplina, concentração, auto-confiança, auto-controle e foco.

  Alex pratica a modalidade de Karatê desde os 5 anos de idade, sua especialidade são: Katá, kumitê e kubudô (armas brancas). Durante este ano obteve excelente resultados em torneios estaduais, onde conseguiu 1º lugar na luta, 1º lugar no kobudô e 1º lugar no katá.  

A professora Djeniffer agradece a disponibilidade do aluno Alex em ceder seu tempo para repassar seus conhecimentos. Os alunos adoraram.

(Texto: Professora Djeniffer Dombrowicz Vasques, colaboração Coordenadora Pedagógica Mari Camara )



sexta-feira, 1 de setembro de 2017

DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA



















O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro.
Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes.
Não é por acaso que é costume dizer que uma mente sã depende também de um corpo são.

Professor, educador, mestre, treinador, personal trainer… Os adultos, jovens, crianças e pessoas da melhor idade chamam você de vários nomes. Como te chamam, não importa. O que importa realmente é que você é o grande responsável para um mundo com mais movimento.

Para todos os profissionais de educação física e principalmente aos nossos professores da escola: Cezar Augusto Carneiro de Oliveira, Djeniffer Dombrowicz Vasques, Jussara Petters da Silva, Talita Menestrina Kestring Pellis e Fernando Lazzaris nossos parabéns pelo seu nobre trabalho!