quinta-feira, 12 de setembro de 2019

EMEB RENATO PRADI PRESENTE NO JARAGUÁ EM CIÊNCIA



A Secretaria Municipal de Jaraguá do Sul promove o Jaraguá em Ciência que acontece de 08 a 13 de setembro, na Arena Jaraguá, reúne três feiras no mesmo espaço: a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) além de duas municipais: a IV Feira Municipal Científica e Tecnológica e a x Feira de Educação Matemática.

A EMEB Renato Pradi também está presente, foram inscritos quatro projetos, sendo:

- Projeto “Jogos Viajantes”desenvolvido com as turmas de Pré I 01 e 03 da Professora Zenilde Aparecida Lunardi. Com o objetivo de oportunizar e ampliar o conhecimento das crianças de forma lúdica e de vivência, estimulando a linguagem oral e escrita, raciocínio lógico, criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento. Os jogos foram construídos em sala de aula e também em parceria com as famílias dos alunos. Dois alunos estão junto com a professora para apresentar o trabalho aos visitante, Davi Probst, Pré I01 e o Lucas Marchetti Zimmermann, Pré I 03.

- Projeto “Reforço Escolar” – desenvolvido com as turmas de 1º e 2º anos, no contra turno escolar pela professora Rozangela Mesquita Correa. O reforço escolar vem complementar e ampliar os conhecimentos dos alunos, trabalhando de forma lúdica e didática a construção de novos meios que levem os alunos a “descobrir” o seu potencial, sendo capazes de resgatar a autoestima e aprendizagem. Sendo assim, o Projeto Reforço vem contribuir no atendimento desses alunos trabalhando suas dificuldades específicas de maneira que eles sejam capazes de perceber seus erros e cheguem a efetiva aprendizagem, melhorando seu desempenho em sala de aula. Para apresentar os trabalhos, Emanuele de Lima Arimura Filgueiras, Willian Kenji de Lima Arimura Filgueiras e João Victor Saganski, 1º 02.

- Projeto “Vá o mais longe possível” – desenvolvido com as turmas de 6º ao 9º anos, sob a coordenação da professora de Ciências Suzana Márcia Martenechen os alunos participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes, onde se deu o início deste projeto. Em 2019 é a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Para demostrar o trabalho desenvolvidos acompanharam a professora os alunos Livia Maria Fanhani Stralioti, 9º03 Ruan Martenechen Carvalho, 8º01 e Sabrina Hoffmann Kroeger, 9º03.

- Projeto “Sou Jaraguá do Sul” – desenvolvido coma as turmas de 9º anos, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa Leuzicléia Duarte, o projeto visa valorizar a cultura de Jaraguá do Sul, através do gênero reportagem. As alunas Bruna Stenger e Pollyana Evelyn Neves do 9º01 acompanharam a professora na feira para apresentar o projeto desenvolvido.

Não poderíamos deixar de citar o trabalho desenvolvido no AEE da EMEB Jonas Alves de Souza pela professora Vanderleia Spezia que atende a nossa aluna Marcelli Vitória Tomazi, 6º 02. 

O Projeto “Parque Geométrico” surgiu após a Marcelli, que é deficiente visual, tentar descrever como ela imaginava um parque que havia visitado anteriormente. Junto com Marcelo, que tem deficiência intelectual, porém, um ótimo montador neste tipo de trabalho. A profissional de apoio  Nathália Maria Hothovolpho acompanhou a Marcelli na feira.

Na terça-feira(10) no período matutino os professores de 6º ao 9º ano visitaram a feira e na quinta-feira(12) no período vespertino a visita ficou a cargo dos professores de Pré ao 5º ano. Além de participarem de uma palestra, todos voltaram encantados com os trabalhos e o desempenho dos alunos. Parabenizamos todos os professores expositores e seus alunos. 

Confira no link todas as "FOTOS" 

(Texto e publicação: Marilaine Camara de Camara - Coordenadora Pedagógica)  

Nenhum comentário: