terça-feira, 18 de dezembro de 2018

MOMENTOS PRÉ II - 2018



A pré-escola é a primeira etapa da educação básica, visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino. Enquanto ato educativo baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.
Neste período a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida, a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (visual, tátil, gustativa, olfativa e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvido.

Por isso a importância das brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta, rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo é o desenvolvimento da coordenação motora fina.
A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, giz-de-cera, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que se limitam mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.

Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.
Confira nos álbuns um pouquinho das vivências e momentos das turmas de Pré II – 2018.

PRÉII 01                      PRÉ II 02                     PRÉ II  03                             PRÉ II 04
Prof. Sônia                   Prof. Silene                 Prof. Sônia                            Prof. Silene

Nenhum comentário: