quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

LIGIA HELENA BRAUN SE DESPEDE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL


Para retribuir os anos de dedicação à educação de Jaraguá do Sul a EMEB Renato Pradi realizou uma singela homenagem pela aposentadoria de Ligia Helena Braun, atualmente, diretora da Escola.

Estiveram presentes o Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Antônio de Souza Junior, o Presidente da APP da Escola, Rodrigo Holovat e o ex-técnico de natação da Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul, Sr. Ariovaldo Xavier dos Santos.

Foi cantado por toda a escola a música Trem Bala, de Ana Vilela, a Professora Kaethlin Tatiane Mendes Ozaki construiu um vídeo com fotos de vários momentos da trajetória de vida da diretora Ligia e a Professora Leuzicléia Duarte, cantou o Hino da Escola “Projetos e Sonhos”.

MENSAGEM À DIRETORA LIGIA HELENA BRAUN

Chegou a hora de dar adeus! As despedidas marcam etapas na vida, de um ciclo, de sonhos e trabalho.

Quando chega o dia da esperada aposentadoria, sentimentos opostos se confundem em nosso íntimo. A princípio, uma alegria enorme por termos, enfim, recebido oficialmente a declaração de que já cumprimos, totalmente, o compromisso assumido nos melhores anos da juventude. Logo em seguida, vem a tristeza de nos privarmos tanto da convivência diária com amigos conquistados e colegas de trabalho quanto do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu nosso sustento e ocupou a maior parte do nosso tempo.

Nessa hora, em flashes, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais chegamos até a pôr em risco a nossa integridade física para darmos o melhor de nós e atingirmos a excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada. É quando tomamos a exata consciência do tamanho que a nossa parcela de contribuição teve para edificação da sociedade em que vivemos. Fazemos um balanço de quantas pessoas estiveram sob a nossa responsabilidade e do peso que a nossa postura e disposição para atendê-las tiveram em suas vidas.

Ligia, você deixa de fazer parte da equipe de diretores, da equipe da escola Renato Pradi, da Educação do Município de Jaraguá do Sul, mas todos os aprendizados e as experiências que obtivemos com você permanecem conosco. A sua contribuição foi sempre muito rica e importante para toda a rede municipal.

Ligia, hoje queremos lhe agradecer. Por todo o seu esforço e cuidado na direção da nossa escola. Seu empenho diário de sempre dar o seu melhor para a nossa organização, para o desenvolvimento dos alunos e para o bom ambiente que se faz presente na escola. Obrigado por sua determinação, sua dedicação incansável, sua responsabilidade e tudo aquilo que faz da nossa escola um lugar tão especial. Seu trabalho é digno de muitas homenagens.

Aposentadoria é apenas um período que conquistamos para nos cuidarmos mais, para estarmos mais presentes no seio da família, para estreitarmos laços de amizade que o tempo reduzido inviabilizou, para deixarmos de ser escravos do relógio; enfim, para seguirmos vivendo de forma desacelerada e fazermos o que tivermos vontade. Há, inclusive, um detalhe que não deve ser esquecido: a pessoa que se aposenta apenas se desvincula de um contrato profissional. Ninguém se aposenta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou, você será sempre lembrada, por alguns, como a professora Ligia e por outros, como a diretora Ligia.

Todos vamos sentir muitas saudades suas, do seu profissionalismo e competência. Mas também estamos contentes, pois ninguém mais do que você merece descansar. No dia de hoje, você pode celebrar com a certeza de que cumpriu bem o seu dever. Obrigado, diretora Ligia!

Encerramos esta singela homenagem, entregando uma placa em nome da APP da Escola Renato Pradi como forma de agradecimento pela dedicação, comprometimento, respeito e amor prestados à escola e citando uma antiga bênção Irlandesa, que diz:

Ligia,
Que a estrada venha ao teu encontro.
Que o vento esteja sempre ao teu favor.
Que o sol brilhe cálido em teu rosto
e chuvas suaves caiam sobre teus campos.
E até que nos encontremos de novo,
Que Deus te segure na palma da mão.

Felicidades, nesta nova etapa da sua vida! Nosso eterno respeito e admiração pela profissional que és.
 
Aconteceu também uma homenagem juntamente à Secretaria Municipal de Educação, na reunião de diretores. Através do Hino da Escola Renato Pradi, que é uma forma cantada de transmitir o orgulho e honra em fazer parte de algo maior, em homenagear e identificar-se com o ambiente em que passamos boa parte de nossas vidas. A autora do Hino “Projetos e Sonhos”, professora Leuzicléia Duarte e a aluna Maria Paula Pacher do Pré II cantaram para a diretora Ligia.

(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)

Um comentário:

sirley disse...

Peeensa numa pessoa que sempre brigou muito por uma escola pública de qualidade. Homenagem merecida. Lindo texto de reconhecimento da Renato Pradi.