sexta-feira, 23 de junho de 2017

QUERMESSE

No dia de hoje(23), as turmas de Pré I, Pre II e 1º anos socializaram as atividades desenvolvidas com o projeto “Festa Junina”, realizamos uma “quermesse”.

Mas afinal, o que é uma “quermesse”?

Quermesse é um substantivo feminino oriundo do termo flamengokerkmiss. O seu significado está diretamente relacionado a festa beneficente ou eventos caritativos e promovidos com fins tanto de ajudar em obras de caridade quanto a promover eventos com fins de lazer e diversão.



A quermesse é uma festa beneficente realizada, geralmente, ao ar livre. Nela é comum haver bazar através do qual é feito leilão de objetos que são doados com fins de caridade, ou seja, sem fins lucrativos.


As quermesses estão intimamente relacionadas com as festas juninas, onde existem muitas brincadeiras para crianças. Devido a possibilidade de as quermesses serem realizadas por diversos tipos de pessoas, independente de suas crenças religiosas, hoje em dia é comum se ouvir dizer de quermesses como sendo eventos ligados a festas juninas, festas populares ou até mesmo eventos relacionados à gastronomia.
Quanto se trata de quermesse em festas juninas, aproveita-se o cenário do local com a presença de muitas crianças, brincadeiras e diversos tipos de público que se encontra para festejar, sendo assim mais provável de conseguir sucesso durante esse programa cultural ligado a festas populares.


Para a realização desta socialização contamos com o apoio de diversas pessoas, entre elas, as professoras e alunos que fizeram um prato típico de festa junina, as merendeiras da escola, os pais dos alunos enviaram para a escola: paçoca, pé de moleque, teta de nega, mandolate, suspiro, sorvete seco, pipoca, etc... Ainda, as serventes, alunas monitoras e demais funcionários. A quermesse foi muito divertida, com apresentação de cantigas de festa junina e muita comilança. 
Turmas do Matutino
Turmas do Vespertino

Parabéns a todos os envolvidos, nossos sinceros agradecimentos as famílias que contribuíram para o sucesso deste evento. Quer ver todas as fotos? 
Clik: MATUTINO -  VESPERTINO

(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)


Nenhum comentário: