quinta-feira, 22 de junho de 2017

PRÉ ESCOLA E 1º ANOS PREPARAM COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA


As turmas de Pré I, Pre II e 1º anos estão desenvolvendo um projeto com o tema “Festa Junina”. Entre as atividades desenvolvidas, uma delas era fazer uma comida típica de festa junina. Hoje foi o grande dia de "mestre cuca" na escola. As turmas de Pré I, fizeram uma nega maluca, os Pré II, fizeram bolo de fubá e pãezinhos e os 1º anos fizeram canjica. Amanhã (23), acontecerá a socialização, faremos uma “quermesse”. As quermesses estão intimamente relacionadas com as festas juninas, onde existem muitas brincadeiras para crianças.

Além das comidas típicas feita pelos alunos e professoras, os pais dos alunos enviaram para a escola: paçoca, pé de moleque, teta de nega, mandolate, suspiro, sorvete seco, pipoca, etc... Nossos sinceros agradecimentos às famílias, que sempre nos auxiliam e contribuem com a escola. 

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho e julho. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.

A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.


As Festas Juninas têm por objetivo principal homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Ao longo dos anos, cada região do Brasil comemora de um jeito diferente as festas juninas ou julianas de suas cidades, mas o que importa é o ingrediente principal: a alegria.

Hoje, as festas juninas são entendidas como uma oportunidade para juntar os amigos e a família e se divertir! Para entrar no clima da festança os participantes da festa se vestem a caráter. 

Os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode caprichado desenhado com lápis de pintar os olhos.
Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça colorida, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de pintar os olhos.
                                


Confira todas as fotos no álbum "Comidas Típicas de Festa Junina - 2016".

2 comentários:

Mari Camara disse...

Parabéns à todos que contribuíram,professores,alunos,pais,merendeiras...trabalho em equipe é muito mais divertido.

Unknown disse...

Parabéns aos alunos e também professoras!
Quantas abordagens presentes nesta atividade, inclusive a leitura das receitas, que trouxeram muito mais significado à aprendizagem.
Adoramos o resultado!