quinta-feira, 25 de abril de 2019

EMEB RENATO PRADI PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


A Coordenadora Pedagógica Mari Camara participou representando a EMEB Renato Pradi, nesta quarta (24), das 7h30 às 16h30, no auditório do CEJAS de uma capacitação do Programa Saúde na Escola, um evento de sensibilização dos profissionais da Educação e Saúde envolvidos na execução do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo foi divulgar aos profissionais envolvidos com a execução deste programa os eixos temáticos que serão trabalhados com os alunos, dependendo de sua faixa etária e nível de conhecimento.
A escola Renato Pradi fará a articulação e parceria com os profissionais de saúde do Posto de Saúde do CAIC.
São 12 eixos temáticos a serem desenvolvidos:
1. Verificação e atualização da situação vacinal.
2. Alimentação Saudável e prevenção da obesidade infantil.
3. Combate ao mosquito Aedes Aegypti.
4. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.
5. Saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
6. Saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
7. Prevenção das violências e dos acidentes.
8. Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação.
9. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
10. Práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas.
11. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.
12. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.
O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Houve apresentações de experiências exitosas na articulação Saúde e Escola, onde os profissionais apresentaram breves relatos, imagens, vídeos, entre outros, do que já vem sendo trabalhado no município.

Também ocorreu a apresentação do programa Jaraguá Mais Saudável, uma iniciativa do Sesi (Serviço Social da Indústria de Santa Catarina) em parceria com ACIJS e PMJS. O programa busca tornar a cidade de Jaraguá do Sul mais saudável. Apresenta 3 eixos principais: comer, mover e pertencer. Irá atuar para fomentar iniciativas individuais e coletivas que promovam saúde e favoreçam a qualidade de vida. Seu principal objetivo é orientar a população a adotar hábitos saudáveis e facilitar a mudança no estilo de vida. Uma página na internet será lançada nos próximos dias com mais informações.

E por fim, reuniram-se por Distritos de Saúde e respectivas EMEBs e CMEIs para discutirem algumas ações para implementar os eixos temáticos a serem trabalhados com os alunos da rede municipal de ensino.
Texto e Publicação: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário: