Heloisa Helena da Silva, de 4 anos, Pré I 02 |
No
último dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional da Síndrome
de Down. A
inclusão da criança com Síndrome de Down no âmbito escolar é de
grande importância para a educação, pois é um direito garantido a
todos por Lei, sem diferenciação de cor, etnia, religião ou
qualquer tipo de necessidade especial. Crianças com Síndrome de
Down, devem ser colocadas nas escolas desde os primeiros anos de
vida, assim como qualquer outra. A cada ano que passa, a voz das
pessoas com a deficiência e daqueles que vivem e trabalham com elas
se torna mais forte.
A
entrada na Pré Escola é um marco na vida para todas as crianças. A
infância é o momento onde a criança recebe os primeiros estímulos,
que irão influenciar na sua trajetória escolar e no seu
desenvolvimento futuramente. A inclusão escolar de uma criança com
Síndrome de Down, ou com qualquer outra deficiência intelectual
neste período da vida costuma ter resultados muito positivos, tanto
para a a própria criança deficiente, quanto para as demais crianças
da escola.
Turma do Aloisio Gabriel Gascho, de 5 anos, Pré II 03 |
A
EMEB Renato Pradi gostaria de homenagear os alunos Down; Heloisa
Helena da Silva, de 4 anos, Pré I 02 – Matutino e Aloisio Gabriel
Gascho, de 5 anos, Pré II 03 – Vespertino.
Para
a equipe pedagógica da escola, quanto mais cedo as crianças com
Down convivem com outras sem a síndrome mais naturalmente todos
lidam com a situação. Crianças querem apenas brincar e se
divertir. Crianças com Down são, sobretudo, crianças. E esta
convivência faz todos aprenderem e crescerem juntos, sem
preconceitos.
Segundo Paulo Freire, a inclusão acontece quando... "Se aprende com as diferenças e não com as igualdades".
(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)
Um comentário:
Parabéns, esses anjos precisam de escolas prontas a ajudar com amor e competência para nunca desistit.
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