quarta-feira, 27 de março de 2019

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INCENTIVO À LEITURA


A aluna do 7º ano 02, Suelen de Andrade, trouxe como doação para a biblioteca da emeb Renato Pradi 100 unidades de histórias em quadrinhos, da Turma da Mônica, do Mauricio de Sousa.

Há muito tempo a escola utiliza os gibis como recurso de incentivo à leitura, pois a partir deles os alunos são apresentados a outros gêneros textuais, a outras formas de ler, de compreender o mundo letrado e a interpretar o ambiente em que estão inseridos.

Márcia Regina Perrelli, professora de Língua Portuguesa da Rede Pública do Paraná, em seu trabalho de especialização - Leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos para a formação do leitor, diz que: “As histórias em quadrinhos podem ser consideradas ferramentas importantes para se iniciar o processo de incentivo à leitura em sala de aula. Nesse sentido, o professor poderá, por meio desse gênero textual, trabalhar com a leitura de textos escritos acompanhados de textos visuais. Levar os alunos a perceberem que existem vários elementos que colaboram para a compreensão do texto, como por exemplo, os indicativos de deslocamentos, sons, espaços entre outros elementos presentes no texto. Muito importante será também fazer a diferenciação entre balões que indicam que a personagem está falando dos que indicam que a personagem está pensando, bem como fazer a exploração das expressões faciais dos personagens. Outro fator importante é a diversidade de temas que as histórias apresentam e que geralmente são do interesse dos alunos e os atraem para a leitura.”

O material já está disponível para leitura na biblioteca da escola.

(Texto: Ioná Jusseli Fagundes - Auxiliar de Biblioteca)

Nenhum comentário: