segunda-feira, 2 de setembro de 2019

SEMANA DA PÁTRIA


A semana da pátria ocorre de 1º de setembro até o dia 7, próximo sábado. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil, são organizados diversos eventos como desfiles, homenagens e festas que procuram conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, bem como do dever de cada cidadão para com o seu país.
O dia 7 de setembro é comemorado todos os anos em nosso país como o dia da nossa independência, isso é, o dia em que foi colocado fim aos laços coloniais que existiam entre Brasil e Portugal. A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822.
Nesta semana é momento de fazer uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, buscando o verdadeiro significado de cidadania, de democracia, de respeito, de liberdade, de solidariedade, de empatia, de humanidade. Afinal, que Brasil queremos?
O Brasil tem enfrentado problemas sociais, políticos e ecológicos muito graves. A saúde e educação vem sofrendo cortes de investimentos. Cada vez mais, vemos o descuido com a nossa fauna e flora. Os nossos rios cada dia mais poluídos e as nossas matas em chamas.
Acredito que todos nós queremos um Brasil justo e igualitário, onde todos tenham direto à saúde, à educação, à alimentação, à trabalho digno e à segurança. Um país livre da violência. Um Brasil soberano. Devemos juntos lutar pela paz, uma paz que não restringe à classe, à cor ou à cultura. É o nosso dever como cidadão nos preocuparmos com o nosso país e uns com os outros.
A nossa Constituição Federal de 1988, chamada popularmente de “Constituição Cidadã” foi criada para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.
Que continuemos a sonhar com esse Brasil, onde todos e todas tenham seus direitos fundamentais assegurados, onde o povo brasileiro viva com dignidade e seja feliz!
(Texto e Publicação: Marilaine Camara de Camara - Coordenadora Pedagógica)

Nenhum comentário: