sexta-feira, 28 de junho de 2019

DESPEDIDA DA PROFESSORA ISOLETE


Para retribuir os anos de dedicação à educação de Jaraguá do Sul a EMEB Renato Pradi realizou uma singela homenagem pela aposentadoria da Professora Isolete Terezinha Gonçalves Lamin.

Reuniram-se no auditório da escola, as turmas de 5º01 e 02 e o 4º 02 em que a professora leciona neste respectivo ano, bem como as demais turmas de 5º ao 7º anos que foram seus alunos nos últimos anos. Estiveram presentes, o diretor da escola Cleumir Sehn, sua ex-coordenadora pedagógica Márcia Cristina de Paiva Silva, a atual coordenadora pedagógica Eunice Jandrey Voss, demais professores e funcionários da escola, bem como, alguns familiares.
Inicialmente, todos os alunos cantaram a música “Anjos da Guarda” de Leci Brandão. Em seguida os alunos Lucas Müller do 5º01 e Mateus Müller do 7º01 homenagearam a professora Isolete tocando e cantando a música “Caso marcado” de César Menotti e Fabiano. Foi emocionante! Em meio a música, o aluno Lucas gritou um sonoro “Te amo professora Isolete”. Foram apresentados depoimentos de familiares que emocionaram muito a professora Isolete, e uma de suas filhas falou em nome da família. Um vídeo com momentos ao longo de sua trajetória profissional foi apresentado ao som da música “A força do amor” de Roupa Nova, música predileta da professora Isolete. E uma mensagem foi lida pela coordenadora pedagógica Mari Camara, que representou a grande equipe Renato Pradi.

A professora Isolete iniciou sua carreira em 1991 na EMEB Guilherme Hanemann, na Pré Escola. Em seguida trabalhou por três anos na EMEB Cristina Marcatto. E por muitos anos ficou dividida entre a EMEB Maria Nilda Salai Stahelin e EMEB Renato Pradi, a partir de 2012 passou a trabalhar somente na EMEB Renato Pradi, onde permaneceu até o dia de hoje.

Porém, chegou a hora de dar adeus! As despedidas marcam etapas na vida, de um ciclo, de sonhos e trabalho.

Quando chega o dia da esperada aposentadoria, sentimentos opostos se confundem em nosso íntimo. A princípio, uma alegria enorme por termos, enfim, recebido oficialmente a declaração de que já cumprimos, totalmente, o compromisso assumido nos melhores anos da juventude. Logo em seguida, vem a tristeza de nos privarmos tanto da convivência diária com amigos conquistados e colegas de trabalho quanto do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu nosso sustento e ocupou a maior parte do nosso tempo.

Nessa hora, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais chegamos até a pôr em risco a nossa integridade física para darmos o melhor de nós e atingirmos a excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada. É quando tomamos a exata consciência do tamanho que a nossa parcela de contribuição teve para edificação da sociedade em que vivemos. Fazemos um balanço de quantas pessoas estiveram sob a nossa responsabilidade e do peso que a nossa postura e disposição para atendê-las tiveram em suas vidas.

Isolete, você deixa de fazer parte da equipe de professores da EMEB Renato Pradi, mas todos os aprendizados e as experiências que obtivemos com você permanecem conosco. A sua contribuição foi sempre muito rica e importante para toda a rede municipal. Você marcou profundamente cada um de nós, pela forma como sempre conseguiu aliar suas competências profissionais, com suas qualidades humanas.
Sua prontidão em ajudar, suas palavras amigas de força e incentivo ficarão guardadas eternamente em nosso coração.

Todos vamos sentir muitas saudades suas, do seu profissionalismo e competência. Mas também estamos contentes, pois ninguém mais do que você merece descansar. Tenha a certeza, que você nos deixa com a sensação de dever cumprido!

Encerramos esta singela homenagem, entregando uma placa em nome da APP da Escola Renato Pradi como forma de agradecimento pela dedicação, comprometimento, respeito e amor prestados à escola.

Felicidades, nesta nova etapa da sua vida! Nosso eterno respeito e admiração pela profissional que és.

(Texto e publicação: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)

Nenhum comentário: