quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Xll OLIPRADI: Modalidade Xadrez

Na última terça-feira(01) os alunos da EMEB Renato Pradi participaram da abertura da OLIPRADI - Olímpida Interna da EMEB Renato Pradi, bem como, ocorreu a competição na Modalidade de Xadrez - Masculino e Feminino.

O jogo de xadrez representa o conflito entre forças opostas e tem origem na Índia. As peças brancas contra peças pretas representam a luz e a sombra, o dia e a noite, os titãs contra os deuses, o mocho contra o faisão.

Mais do que isso, o xadrez é um jogo de estratégia, que representa o combate interior dos homens na luta pelo equilíbrio entre o entusiasmo e o controle, entre a embriaguez e a retenção, portanto, o equilíbrio yin e yang chinês.

Em todas as línguas célticas, o jogo de xadrez significa inteligência da madeira, pois requer habilidade humana para jogá-lo, tal como a vida requer habilidade dos homens na luta entre altos e baixos. O termo "xeque mate" é um termo árabe, cujo significado é o rei está morto.

Na categoria 6º e 7º anos os resultados obtidos foram:

1º lugar: Enzo Gonçalves - 7º01

2º lugar: Tiago Degem - 7º01

3º lugar: Vitor Tomaselli Warmling - 6º 02


Na categoria 8º e 9º anos:

1º lugar: Lucas Gonçalves De Souza - 8º01

2º lugar: Grazieli Maria Felipi - 9º01

3º lugar: Emanuel Filipi Bueno De Souza representado na foto por Stephany Bianca Marcelino - 9º02


Parabenizamos a garotada! Agradecemos a professora Mirela Gonçalves que conduziu esta competição e também aos demais professores e funcionários envolvidos.


Click no link (https://photos.app.goo.gl/YAm72BRfTkpxPvsf9) e confira mais fotos.


Fotos: arquivo EMEM Renato Pradi.

Nenhum comentário: