quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Xll OLIPRADI: Modalidade Basquetebol

 

O basquete foi criado em 1891, pelo professor canadense James Naismith. O objetivo inicial foi entreter os alunos da Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), durante o rigoroso inverno de Massachussets, nos Estados Unidos. De acordo com história contada pela Confederação Brasileira de Basketball, a missão confiada ao docente foi pensar em algum tipo de jogo, sem violência, que estimulasse os alunos durante a estação fria, mas também pudesse ser praticado no verão.

Então James Naismith começou a pensar em qual tipo de atividade realizaria com os estudantes. Logo, escreveu 13 regras básicas e pendurou cestas de pêssego em duas pilastras a 3,05 metros de altura - comprimento que permanece até hoje - e que daria uma certa dificuldade à disputa. A quadra, por sua vez, era cerca de metade do tamanho da usada atualmente.

A primeira disputa foi realizada no começo do ano seguinte, 1892, entre os professores e alunos. Os estudantes venceram os docentes por um placar de 5 a 1, com uma plateia de cerca de 200 pessoas. Desde então, o basquete se tornou um esporte viciante e ganhou força em várias disputas ao redor do mundo.

O basquete está entre os esportes mais populares no Brasil, e na EMEB Renato Pradi não é diferente. Confira abaixo quais turmas foram as vencedoras nesta modalidade na Xll OLIPRADI.


Na categoria 6º e 7º anos:

Basquetebol Masculino:                  Basquetebol Feminino:

1º lugar: 7º01                                       1º lugar: 6º01

2º lugar: 7º03                                       2º lugar: 7º02

3º lugar: 6º02                                       3º lugar: 7º01













Na categoria 8º e 9º anos:
Basquetebol Masculino:                Basquetebol Feminino:
1º lugar: 9º01                                     1º lugar: 8º01
2º lugar: 9º02                                     2º lugar: 9º02
3º lugar: 8º01                                     3º lugar: 9º01













Todas as fotos da competição de basquete podem ser conferida neste link (https://photos.app.goo.gl/Gao4TqgKuDY7MgsY6).

Nenhum comentário: