terça-feira, 23 de maio de 2023

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA É FESTEJADO COM MUITAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS

No último sábado(20), tivemos mais uma oportunidade de comemorar o Dia da Família na nossa escola. Oportunizar momento de interação entre crianças/alunos e familiares, por meio de ações recreativas e lúdicas, visando o fortalecimento de vínculos familiares e a integração da comunidade escolar da EMEB Renato Pradi.


E “Família” é um projeto que construído com amor se fortalece e cresce, assim, como em uma casa, todos nós precisamos de um alicerce. E quem melhor para ser nossa base a não ser nossa família.Para se formar uma, não é necessário seguir um modelo padrão. Muito menos imaginar que ela precisa ser perfeita. Pois o único requisito necessário, é o amor. E é por isso que ficamos felizes em poder ensinar aos seus filhos valores.


A Secretaria Municipal de Educação está lançando o projeto “Semeando a cultura da paz". E para lançarmos este projeto convido a todos para juntos formarmos uma corrente em forma de caracol de mãos dadas na quadra aberta, enquanto irei explicando o projeto e em seguida iremos cantar todos juntos a música A Paz.


Este projeto visa à promoção da cultura da paz, procurando motivar a comunidade educativa a realizar ações pedagógicas alicerçadas em alguns princípios norteadores para a construção da paz, como: respeito à vida; vivência de valores (respeito, compaixão, solidariedade, bondade, cooperação); comunicação assertiva; coexistência; autoconhecimento e educação socioemocional. A EMEB Renato Pradi tem como tema: “Escola e Família: Vivenciando práticas de cidadania".


O primeiro princípio norteador para a construção da paz está relacionado ao respeito à vida, este compreende respeitar a vida em todas as suas formas e na busca de sentido e valorização da coexistência, repelindo toda e qualquer forma de violência.


O segundo princípio, a vivência de valores compreende o estudo dos valores respeito, compaixão, solidariedade e bondade na perspectiva vivencial de pessoas que experienciaram esses valores nas relações com as outras pessoas, como os líderes da paz e outras pessoas que fizeram a diferença no mundo por meio de suas ações.




O terceiro princípio, a comunicação assertiva está pautado em uma comunicação não-violenta, alicerçada na compreensão sem julgamento e no respeito mútuo.


O quarto princípio, a coexistência compreende a valorização da coexistência, pois, enquanto ser humano, necessitamos do outro e existimos e coexistimos em rede, como em uma teia de dependência e interdependência.


O quinto princípio, autoconhecimento consiste em auxiliar as crianças e os adolescentes a compreenderem a história deles enquanto pessoa e ser social no mundo, percebendo-se como um ser em construção.


O último princípio está relacionado à educação socioemocional e caracteriza-se em auxiliar as crianças e os adolescentes a perceberem os próprios sentimentos na perspectiva do desenvolvimento da autorregulação.


O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e de forma interdisciplinar pelos professores da Pré Escola ao 9º ano, equipe pedagógica e administrativa da escola e convidamos todas as famílias a participarem conosco, nesta grande corrente pela Paz.


Aproveitamos, para agradecer todas as famílias pela belíssima participação no sábado (20), na escola. Foi lindo de ver, um dia que ficará marcado na vida das famílias da EMEB Renato Pradi.


Confira todas as fotos do Dia da Família na Escola: (Fotos Pasta 1) (Fotos Pasta 2)


Publicado por: Marilaine Camara de Camara

quarta-feira, 17 de maio de 2023

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

O grande “Dia da Família na escola” está chegando! Estamos esperando toda a Família Renato Pradi para um delicioso coffee break (das 8h às 9h), em seguida teremos muitas atividades e brincadeiras envolvendo pais, alunos e professores (circuito, boca do palhaço, mesas de jogos, dança da cadeira, cabo de guerra, corrida do ovo, derruba latas, jogo da argola, oficina de respiração, pintura facial, pintura de pratos, massinha de modelar, jogos de mesa (ludo, dama, trilha, xadrez e uno), slackline, instalação artística e muito mais...

Neste dia faremos o lançamento do projeto “Semeando a cultura da paz". Este projeto visa à promoção da cultura da paz, procurando motivar a comunidade educativa a realizar ações pedagógicas alicerçadas em alguns princípios norteadores para a construção da paz, como: respeito à vida; vivência de valores (respeito, compaixão, solidariedade, bondade, cooperação); comunicação assertiva; coexistência; autoconhecimento e educação socioemocional. A EMEB Renato Pradi tem como tema: “Escola e Família: Vivenciando práticas de cidadania".

Esses princípios contribuem para a construção de uma cultura de paz e de uma educação inclusiva que valoriza a diversidade e a coexistência. Este projeto tem como objetivo motivar e orientar a comunidade educativa para trabalhar de forma pedagógica e no contexto do currículo escolar ações que transcendem conhecimentos para mudanças de comportamentos.

Aproveitamos para agradecer a contribuição das famílias para o sucesso deste evento. Solicitamos para quem puder vestir neste dia roupa/camiseta na cor branco para realização de uma atividade. Para que a família possa se organizar, informamos que a compra de tickets dos produtos à venda neste dia será somente em dinheiro. Venha se divertir na escola, um abraço e até sábado! 

Publicado por: Marilaine Camara de Camara


terça-feira, 2 de maio de 2023

ALUNOS RECEBEM LIVROS DE LITERATURA PARA ACERVO PESSOAL

A EMEB Renato Pradi realizou a entrega oficial dos livros do Projeto Minhas Leituras, Minhas Memórias (Pré-Escola ao 9º ano), bem como, do Projeto Educação Financeira (1º ao 5º ano). Os projetos são uma ação da Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto Minhas Leituras, Minhas Memórias tem como objetivos: fomentar o gosto pela leitura, dentro e fora do ambiente escolar, para que o aluno se torne um leitor de múltiplos gêneros literários; desenvolver a competência leitora dos alunos, ofertando obras literárias para compor seu acervo pessoal; inserir os alunos no universo literário para que se tornem leitores autônomos e críticos; intensificar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pela escola, utilizando as obras literárias adquiridas e ofertadas aos alunos. Os alunos receberão duas obras literárias durante o ano letivo. As obras literárias serão utilizadas em atividades pedagógicas/literárias, em sala de aula, pelos professores do pré ao 5º ano e de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.


Paralelamente, também foi oficializado a entrega dos livros do projeto Educação Financeira, que já está acontecendo desde fevereiro. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil. O Projeto tem como objetivo “educar financeiramente as crianças desde a alfabetização para desenvolver sua capacidade de agir na sociedade de forma crítica, participativa, ética e criativa. É preciso criar uma atitude positiva em relação à Educação Financeira desde a infância, para que, na fase adulta, os indivíduos tenham mais consciência e autonomia em relação ao uso do dinheiro, valendo-se dele como um instrumento benéfico para o desenvolvimento econômico pessoal e do país e com o objetivo de conquistar uma boa qualidade de vida”.


Confira AQUI as demais fotos.


Publicado por: Marilaine Camara de Camara