segunda-feira, 29 de abril de 2019

EMEB RENATO PRADI PARTICIPA DO I SEMINÁRIO UNIVERSO AZUL, APAE E TEA


A coordenadora pedagógica Márcia Cristina de Paiva Silva representou a EMEB Renato Pradi no 1º Seminário Universo Azul, Apae e TEA, no dia 24, quarta-feira, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

A Apae teve sempre o foco na deficiência intelectual e a partir de 2017 apresentou-se uma nova realidade, fazendo com que a equipe fosse em busca desse Universo Azul, que é uma incógnita para muitos. A equipe tem se especializado e buscando se profissionalizar e melhorar a avaliação multidisciplinar e o atendimento a esse público, para com isso, capacitar e dar suporte aos profissionais de escolas que também atendem este público no ensino regular.

A primeira atividade foi conduzida pela psicóloga Letícia Fontana Lucas e pela terapeuta ocupacional Simone Orthmann. Em seguida neurologista Rafaela Montana Bayerl falou sobre “TEA: diagnóstico e trabalho”. À tarde, depois da apresentação cultural, a psicanalista e psicóloga Daniele Bridon abordou o tema “A metodologia IRDI e o laço educativo”, finalizando com a psicóloga Alini dos Santos Gorni sobre “Trata-se um autista, ou trata-se uma criança? Olhares que possibilitam um ir além”. 

Na avaliação da coordenadora pedagógica Márcia as palestras foram esclarecedoras, a condição do autístico é uma condição alheia às demais síndromes por ainda ser um universo desconhecido e sem causa aparente. Observa-se também a incidência maior em meninos que em meninas, por isso relaciona-se a cor azul para o autismo, mas não é uma regra, e cada caso deve ser acompanhado de forma particular, considerando as diferenças de cada indivíduo. 
Texto e Publicação: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica 

Nenhum comentário: