quarta-feira, 27 de março de 2019

PRÉ ESCOLA PRIMEIROS PASSOS PARA A INCLUSÃO

Heloisa Helena da Silva, de 4 anos, Pré I 02
No último dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. A inclusão da criança com Síndrome de Down no âmbito escolar é de grande importância para a educação, pois é um direito garantido a todos por Lei, sem diferenciação de cor, etnia, religião ou qualquer tipo de necessidade especial. Crianças com Síndrome de Down, devem ser colocadas nas escolas desde os primeiros anos de vida, assim como qualquer outra. A cada ano que passa, a voz das pessoas com a deficiência e daqueles que vivem e trabalham com elas se torna mais forte.

A entrada na Pré Escola é um marco na vida para todas as crianças. A infância é o momento onde a criança recebe os primeiros estímulos, que irão influenciar na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuramente. A inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Down, ou com qualquer outra deficiência intelectual neste período da vida costuma ter resultados muito positivos, tanto para a a própria criança deficiente, quanto para as demais crianças da escola.

Turma do Aloisio Gabriel Gascho, de 5 anos, Pré II 03
A EMEB Renato Pradi gostaria de homenagear os alunos Down; Heloisa Helena da Silva, de 4 anos, Pré I 02 – Matutino e Aloisio Gabriel Gascho, de 5 anos, Pré II 03 – Vespertino.

Para a equipe pedagógica da escola, quanto mais cedo as crianças com Down convivem com outras sem a síndrome mais naturalmente todos lidam com a situação. Crianças querem apenas brincar e se divertir. Crianças com Down são, sobretudo, crianças. E esta convivência faz todos aprenderem e crescerem juntos, sem preconceitos. 

Segundo Paulo Freire, a inclusão acontece quando... "Se aprende com as diferenças e não com as igualdades".

(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)
 

Um comentário:

Rosa Santos disse...

Parabéns, esses anjos precisam de escolas prontas a ajudar com amor e competência para nunca desistit.