terça-feira, 12 de março de 2019

DIA DA BIBLIOTECÁRIA


O papel da bibliotecária é fundamental para dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros,, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que a bibliotecária seja um dos elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.
Portanto, o papel que cabe à biblioteca escolar e, por extensão, ao bibliotecário que nela atua, é o de estimular, coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, a criança/adolescente/jovem aumente seus conhecimentos, sua capacidade crítica e reflexiva que lhe permitam atuar melhor na sociedade. Está superado o conceito tradicional de que a biblioteca escolar seja um depósito de livros doados pelo Governo ou por particulares para complementar o programa de estudos. Sua função agora é a de ser um centro de informação e cultura.
Neste dia da bibliotecária, gostaríamos de relembrar a sua importância e parabenizar a bibliotecária da EMEB Renato Pradi, Ioná Fagundes.

Nenhum comentário: