sexta-feira, 27 de outubro de 2017

SLACKLINE UMA NOVA OPÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Giulia Sophia Bertoldi - Pré I

Todos sabemos da importância de fazer atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliado a Educação Física. A Educação Física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica... As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Na EMEB Renato Pradi a palavra de ordem é inovar e diversificar as aulas de Educação Física, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, dinâmica em grupo, etc.


Procurando inovar e proporcionar novas vivências de atividades diferenciadas o professor Fernando Lazzaris aplicou algumas aulas de Slackline com as turmas de Pré I ao 2º ano.

Isabella Girardeli - Pré II

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível. Apesar de pouco explorado e difundido o Slackline traz ótimos resultados nas aulas de Educação Física. O Slackline faz parte das tendências de modalidades contemporâneas e urbanas, está ligado à natureza e essa proximidade com o meio ambiente é uma forma de atrair o interesse dos alunos. Os alunos vivenciaram a sensação de andar na corda-bamba que, derivada da técnica circense, desafiando os limites de resistência dos participantes, além de trabalhar o equilíbrio, coordenação, atenção, concentração e força. Para facilitar a aceitação o professor amarrou uma corda guia para que os alunos pudessem se sentir mais seguros e realizar a atividade sozinhos, desenvolvendo assim a autoconfiança e trabalhando o medo dos alunos.



Jocemir Baehr Jr. - 2º ano - aluno especial

Os alunos se motivaram em praticar algo novo e inesperado dentro dos muros da escola, além de contar com um alto grau de diversão. O professor observou a execução do movimento e ajudou quando preciso.


A Educação Física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É um momento de desenvolver as potencialidades de cada um, bem como, também oportunizar e incluir as crianças com necessidades especiais.



"Muito legal, a gente consegue se equilibrar. Mas mesmo assim ainda é um pouco difícil". Aluno Bernardo de Frnça da Silva - 1º ano 04.

"Achei bem legal, é muito divertido pois a gente fica no alto. É diferente andar na corda bamba". Aluna Natália Luiza Hanauer - Pré II 03.

Texto: Coordenadora Pedagógica Mari Camara, colaboração Professor Fernando Lazzaris

Nenhum comentário: