terça-feira, 25 de junho de 2024

l FESTIVAL DE POESIA INTERNO EMEB RENATO PRADI

No dia 23 de maio de 2024 a EMEB Renato Pradi realizou o I FESTIVAL DE POESIA interno em nossa escola.

O FESTIVAL DE POESIA tem por objetivos: 
I - Fomentar e incentivar a leitura do gênero literário Poema e de Narrativas Poéticas. 
II -  Estimular a prática da expressão artística da declamação. 
III - Incentivar e reconhecer talentos na arte da declamação. 



No período matutino aconteceu as apresentações das turmas de 6º ao 9º ano, nas categorias E - 6º e 7º ano individual, E2 - 6º e 7º ano dupla, F - 8º e 9º ano individual e F2 - 8º e 9º ano dupla.

Foram convidadas para juradas destas categorias, Silvana Cilene Stinghen Maenchen, professora de séries iniciais, já merecidamente aposentada e que trabalhou por muitos anos aqui nesta unidade escolar, Suelen Wedderhoff, auxiliar de biblioteca da rede municipal, atualmente lotada na EMEB Albano Kanzler, Luciane De Araújo Egídio Gesser, assessora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Deise Fabiana Domingos Antoniolli, auxiliar de biblioteca da EMEB Anna Töwe Nagel.


Já no período vespertino as apresentações foram das turmas de Pré l ao 5º ano, nas categorias A - Pré l, B - Pré ll e1º e anos, C - 2º e 3º anos, D - 4º e 5º anos individual e D2 - 4º e 5º anos dupla.

Para juradas destas categorias, foram convidadas, Vandileia Marquardt Cereser, professora de séries iniciais, merecidamente aposentada e que trabalhou por muitos anos aqui nesta unidade escolar, Ilse Márcia Fagundes, auxiliar de biblioteca também aposentada, prestou serviços a rede municipal de ensino por muitos anos, Maria Fátima Murara, Supervisora de Elaboração e Revisão de Documentos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Jéssica Kappaun, professora de matemática, atualmente responsável pela biblioteca escolar da EMEB Max Schubert.


Ao julgar o candidato o jurado observará os seguintes critérios:

a) Impostação de voz: envolve a dicção, a entonação e o ritmo, buscando variações de altura, intensidade, duração e timbre para dar ênfase à interpretação do texto e permitir sua perfeita compreensão. 

b) Desenvoltura: capacidade de posicionar-se com segurança, prendendo a atenção do público e marcando presença. 

c) Interpretação: habilidade de unir expressão gestual e corporal aos elementos da dicção e da entonação para a expressão do teor do texto declamado. 

d) Fidelidade ao texto: habilidade de retratar, por meio da declamação, o conteúdo poético, ou seja, todo conteúdo deve ser declamado. 

e) Entrosamento da Dupla (critério exclusivo para duplas): a forma como os candidatos expõem a poesia, usando de criatividade na divisão dos versos a serem declamados, mantendo a harmonia e a sincronia. 


Em caso de empate, sairá vencedor o candidato  que obtiver maior número de notas 10, 9.9, 9.8 ... e assim, sucessivamente.


Gostaríamos de agradecer a todos os professores que se empenharam no preparo de seus alunos para o dia de hoje. Agradecer também, a presença dos pais que tanto nos auxiliaram no preparo de seus filhos com a poesia. Agradecemos as coordenadoras pedagógicas e os auxiliares de biblioteca que tanto se empenharam, cada funcionário que auxiliou de uma forma ou de outra para o sucesso deste evento, em especial as auxiliares de sala Liliane, Manuely e Jana, nosso muito obrigada.


Confira todos os registros de fotos e vídeos no link a seguir I FESTIVAL DE POESIA - 2024.


Texto e Publicação: Diretora da UE Marilaine Camara de Camara


Nenhum comentário: