terça-feira, 23 de março de 2021

UMA SINGELA HOMENAGEM AO SEU ADEMIR, QUE NOS DEIXOU

Tentei encontrar as palavras certas que pudessem ilustrar o quanto a comunidade escolar da EMEB Renato Pradi gostava do Seu Ademir, mas não há palavras que consigam demonstrar o quanto ele era especial para nós.


A vida nos ofereceu um colega de trabalho que viverá eternamente em nossos corações e pensamentos. 



Seu Ademir não foi simplesmente um colega de trabalho, muitos de nós consideramos ele um amigo que convivia todos os dias conosco, passamos por muitas coisas juntos em mais de 20 anos de trabalho na Escola Renato Pradi.


Seu Ademir exerceu muitos papéis na EMEB Renato Pradi.


Foi ele quem plantou as primeiras árvores da escola, embelezou-a com flores, cuidou com zelo e carinho de todo o pátio externo da escola.


Era ele que entregava os jornais nas salas de aula e biblioteca. No final do dia, pegava um jornal no recicle para levar pra casa e fazer a leitura. Amava ler, era uma pessoa muito culta. Era apaixonado por geografia, sabia mais que qualquer um de nós. Dizíamos: "Seu ademir, o senhor podia dar aulas de geografia", ele sentia-se orgulhoso disso e solicitava que sempre que tivesse algum livro para doação nesta área que lembrássemos dele. Saudades das nossas conversas...


Nos ajudava nos bastidores da Olipradi. Era ele que acendia a tocha pra o atleta convidado e dava jeito para que a pira olímpica acendesse no momento certo.


Seu Ademir nos auxiliava no pedagógico. Sim, no pedagógico. Foi Monteiro Lobato em peças de teatro por diversas vezes. Nos passeios e viagens de estudos, na parte prática dos projetos de aprendizagens, como no projeto da compostagem, entre outros tantos projetos realizados durante muitos anos. 


Era ele quem colocava os refrigerantes da festa junina pra gelar e durante o evento cuidava e repunha sempre que necessário na barraca de refrigerante.


Seu Ademir recebia as famílias e alunos no portão da escola, sempre muito educado, gentil e prestativo. Sempre tinha um sorriso no rosto, um aperto de mão amigo ou uma palavra de carinho para dar. 


Por muitos e muitos anos, cuidou de fechar a escola e verificar se nada tinha ficado ligado.


Seu Ademir se aposentou no ano passado no início desta fatídica pandemia de Covid-19, a escola não conseguiu fazer a nossa tradicional homenagem a quem se aposenta. 


Hoje é um dia muito triste, pois perdemos um grande colega de trabalho e um amigo muito querido. Gostaríamos de expressar para sua esposa Dona Iolanda e demais familiares o quanto o Seu Ademir era especial pra nós, uma pessoa simples, doce, querida, sempre alegre e de bem com a vida. Deixou lindas e preciosas lembranças na nossa escola, pessoas assim nunca morrem.


Recordaremos eternamente todos os momentos que compartilhamos, o ser humano que era. Foi um privilégio para nós poder conviver com o Seu Ademir. Só podemos agradecer por termos sido colegas de trabalho do Seu Ademir. Aprendemos muito com ele.


Desejamos muita força para toda sua família neste momento e saibam que ele nunca será esquecido, deixou apenas boas lembranças para toda a comunidade escolar da Escola Renato Pradi.


Descanse em paz Seu Ademir!


Equipe EMEB Renato Pradi


Texto: Marilaine Camara de Camara - Diretora da escola e amiga pessoal.

Fotos: Acervo da EMEB Renato Pradi

15 comentários:

Letícia Fernanda Belarmino Cândido disse...

Ele vai nos deixar saudades ... um homem doce e gentil ... tinha muita admiração pelo carinho que sempre teve comigo ... desde quando estudava na escola... até quando me via na rua dps de muitos anos .... Descanse em paz meu amigo .

Letícia Fernanda Belarmino Cândido disse...

Ele vai nos deixar saudades ... um homem doce e gentil ... tinha muita admiração pelo carinho que sempre teve comigo ... desde quando estudava na escola... até quando me via na rua dps de muitos anos .... Descanse em paz meu amigo .

Nara Zimmermann disse...

Seu Ademir, que triste notícia, minhas orações para que esse homem tão bom desfrute da paz de Deus e que sua família tenha conforto diante dessa perda. Tempo bom em que fui professora nessa escola e o Seu Ademir nos recebia gentilmente, conversávamos sobre a vida, ele admirava e convivia com muita sensibilidade e sabedoria com as infâncias. Luto, tristeza, mas a certeza que esse homem bom merece os céus.

Unknown disse...

Sr Ademir esteve comigo na minha infancia no caic. Triste saber q partiste e nem podemos fazer uma digna despedida. Me formei no caic me formei no Darci franke welk e sempre ele vinha nos encontrar no portao. Hj meus filhos estudam nessa escola q tenho tto orgulho me formei em 2006 mais ou menos. Sr Ademir vc ficara sempre em nossos coraçoes. Estive com o senhor final de ano no caic e conversamos tanto e agora doi saber q n nos veremos mais. Estava tao feliz q iria se aposentar. Teisteza meus sentimentos a tds da familia e amigos.

Unknown disse...

lembro dele perfeitamente...
pessoa boa alegre e super gentill
vai com Deus amigooo nossooo...
vc vai ficar lembrado em nossos coraçao..

Unknown disse...

É grande seu ademir pessoa simples simpatica e muito educado descanse em paz seu ademir

Unknown disse...

Sr. Ademir, uma alma generosa, uma prova de que elegância não está no que tem ou veste, mas nas ações...Em meus muitos anos de Renato Pradi, ele está e estará sempre nas melhores lembranças. Todo o meu respeito e meus sentimentos à família.

Unknown disse...

Ivana Dias, servidora do município

Unknown disse...

Descanse em paz seu ademir, fez parte da formação de excelente pessoas.

Unknown disse...

Me formei em 2007, seu Ademir sempre esteve lá, homem incrível, que tinha muito carinho pelos alunos, amava conversar com ele. Prestativo, amoroso. Obrigada por cada gesto de carinho que teve para com os alunos, que Deus o receba de braços abertos!

Antony Zanella disse...

Descanse.em.paz Sr.Ademir ��

Isabela Müller disse...

Seu Ademir, meu conterrâneo! Um ser humano iluminado, sempre solícito e simpático, com uma alegria peculiar. Desejo muita luz na sua passagem! Lindo texto, diretora Mari, jus ao homem humilde nas atitudes e imenso no coração. Meus sentimentos à família.

Lenir Müller.

Jackson David Zabel disse...

Talvez palavras não consigam expressar o que eu pude aprender com o Sr Ademir, fico muito feliz de poder ter contado aos meus filhos e apresentado-os essa pessoa sem igual, que Deus conforte a todos os familiares, ficará sempre na lembrança.

Renato Pradi disse...

Linda homenagem!!! E rezo para que Seu Ademir tenha tido consciência do seu valor para esta comunidade escolar! Muito solícito, educado, não tive uma vez que fui até a escola e não tenha sido bem recebida por Seu Ademir!!! Triste demais com essa notícia!! Merecia viver plenamente sua aposentadoria depois da sua nobre jornada!! Que Deus acalme o coração dos familiares!!

Gabriel Santos disse...

Sr. Ademir, você nunca será esquecido! Já se fazem mais de 15 anos que passei pela Renato Pradi e lembro perfeitamente da sua simpatia e alegria em exercer seu trabalho! Você sempre cuidava com muito zelo do patrimônio da escola e sempre recebia a todos com um sorriso no rosto, sempre prestativo e atencioso! Descanse em paz, meus sentimentos a família!