sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ESPETÁCULO TEATRAL TRIBOS URBAN@AS.COM

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Na maioria das vezes tratado como uma “brincadeira” entre os adolescentes, mas que traz consequências gravíssimas.


É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz. Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Buscando trazer reflexões aos alunos de 6º ao 9º ano a cerca do bullying no ambiente escolar, os alunos assistiram ao espetáculo teatral Tribos Urban@s.com, do Grupo Set Set Produtora. Patrocinado pela Viacredi através do programa Progrid (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade), que visa promover a integração e o desenvolvimento dos cooperados e comunidade, por meio da educação,formação e informação.

Sinopse: O espetáculo teatral Tribos Urban@s.com apresenta o cotidiano de uma rádio que compartilha valores culturais voltados para a convivência pacífica e respeitosa entre as tribos. Os apresentadores da rádio abordam o universo Hip Hop através da música, da moda, das gírias e do gestual. E a pauta do programa aponta para as seguintes questões: O que é o Bullying? Quem é o bullie? O espectador do bullying também comete o ato? Quais são as consequências do Bullying? Quais atitudes tomar?

O objetivo é despertar nos adolescentes a importância do respeito pelo outro. Bem como, aprender a conviver com as diferenças e com quem é diferente. A peça também é um alerta para as consequências nocivas que o bullying traz para a vida dos adolescentes.

Nossos sinceros agradecimentos à Viacredi, por proporcionar mais um momento de reflexão para minimizar as causas do bullying no ambiente escolar. Agradecemos também ao dramaturgo Nassau de Souza e aos atores Allan Antonio, Jessica Dornelles e Robson Corrêa e demais integrantes do grupo.

Confira as fotos e vídeos da peça teatral Tribos Urban@s. Aqui! 

(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica)

Nenhum comentário: